sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Análises de Solo

Coletamos solo para análise agrícola e análise física, a primeira para levantamento de pH e nutrientes e a segunda para análise de proporção dos elementos (areia, argila, silt e matéria orgânica) e resistência para uso em construção civil.

Gabriel e Virgínia, técnica responsável, no laboratório da Minercal
Para a análise agrícola, dividimos a área de plantio em 6 glebas. Dentro de cada gleba coletamos solo de 10 pontos distintos em duas profundidades 0-20cm e 20-40cm, gerando amostras em duas profundidades por gleba. Essas coletas foram encaminhadas para o laboratório da Minercal em Votorantim.

As coletas para análise física do solo foram feitas no local em três pontos distintos, coletando solo a partir de 30cm de profundidade. Os ensaios foram feitos no local.

Coletamos e testamos 3 amostras de solo, de três locais distintos dentro do espaço e fizemos esse teste de separação das moléculas de argila, areia, silt e matéria orgânica, como vimos na imagem ao lado.

Realizamos também um teste de resistência mecânica e dilatação com as mesmas 3 amostras, na foto à direita podemos ver os testes aguardando o período de secagem.

Pela análise agrícola constatamos que temos, num geral, solo ácido com pH em torno de 5,0 sendo indicada a calagem para correção da acidez.

Para construção temos, em alguns locais, solo apropriado para edificações em terra crua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário