quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Adubação verde de inverno

Osmar e Abelardo observando a preparação do solo
O tempo passou e não conseguimos semear durante a primavera/verão 2009 com o clima mais quente e úmido, sendo assim seguimos as direções que foram colocadas e plantamos, no início da época fria, sementes de tremoço, nabo forrageiro e ervilhaca para iniciarmos o trabalho de complexificação da vida naquele local.

Para esse trabalho contamos com o apoio do Dr. Jorge um vizinho muito querido que nos emprestou o trator para roçarmos, ararmos e gradearmos o solo.
Dentro de algumas opções, escolhemos usar o trator para observarmos como seria essa experiência. Conseguimos preparar o solo dessa forma somente em 4 talhões da gleba 1.

O local é muito “apertado” e precisa de um pouco mais de atenção nos detalhes, sendo que o trator é algo realmente bruto.

Após observações cuidadosas de Osmar e Abelardo da CATI/SP decidimos parar com o trabalho do trator, por alguns motivos que podemos detalhar particularmente a quem interesse.

Lembrando também que contamos com a ajuda do Camping Chapéu de Sol – www.campingchapeudesol.com.br – através do empréstimo da roçadeira para trator, que foi fundamental para cortarmos a braquiaria para que conseguíssemos entrar com o arado na área.


plantas com aproximadamente 30 dias
O crescimento das plantas se deu de forma lenta pela falta de chuvas no inverno e dias muito quentes também. Mas de qualquer forma atingimos nosso objetivo maior que é a complexificação de vida no sistema!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário